domingo, 23 de novembro de 2008

Reconhecimento da Barragem da Marateca

Quinta-feira dia 20 de Novembro, quando me preparava para ir a levar o meu filho mais novo à escola, pergunta-me a minha esposa “o que vai fazer hoje” tendo eu respondido “boa pergunta, eu estou de férias, tu vais trabalhar os miúdos na Escola, sofá não gosto, cria barriga, como sei onde estão umas oliveirinhas com cerca de um metro de altura, 40cm de diâmetro e com uma torneirinha em baixo, abrindo a referida torneirinha sai logo o azeite, também não preciso de colher azeitona só me resta uma coisa, um passeio de bicicleta”.
Lá vou eu mais a minha fiel companheira dos trilhos "bike", com destino Barragem da Marateca, é que o Simões anda-me a chatear que gostava de fazer um passeio de BTT em volta da Barragem Marateca, com eu não conheço muito bem a zona e hoje tinha tempo decidi ir a reconhecer o local para um futuro passeio.
Saída de Tinalhas por volta das 09,40 horas, para fugir ao alcatrão e para iniciar a volta à barragem junto do paredão, resolvi ir por um caminho que só é possível passar se a ribeira da Ribeirinha velar pouca água.
Pois é, pouca água é favor, ela está é sequinha, nem um charco com água para amostra.

Passagem fácil, continuando até ao local previsto, Marateca à vista, também esta com muita pouca água, em anos normais de chuva a minha bike estava afogada e talvez a um bom metro de profundidade,

A partir de agora é andar no desconhecido e desfrutar a natureza e as belas paisagens que a Barragem da Marateca nos proporciona.
Será que se manteve neste estado desde a construção da Barragem da Marateca no inicio dos anos noventa.

Desfrutando dos belos trilhos e paisagens, até tempo tive para pensar num bom arroz de pato quando os vi levantar desta ilha


Cimo da Barragem da Marateca, local que deveria estar submerso,

o pontão sobre o Rio Ocreza encontra-se tão longe, toda esta zona até ao pontão deveria ser água.
Será que estas casas (ninhos de Cegonha) são todas habitadas na primavera?

Graças a deus a Barragem da Marateca dá para todos!!!

Ainda se mantêm com as ombreiras da porta principal intactas para eu poder entrar

Adicionar imagemContou-me a minha mãe que a sua juventude tinha sido passada com os seus avos maternos num monte pertença do Visconde de Tinalhas, que se lembra de lá existir uma nora bem grande com uma casinha perto onde moravam os avos de minha mãe, hoje monte esse está submerso pela Barragem da Marateca, será que tirei uma foto no local onde a minha mãe passou parte da sua juventude!!!!



Paredes como estas foram várias as que tive de ultrapassar e com alguma dificuldade, mas o engenhoca que fez estas escadas teve consideração pelos outros, embora para mim pouco me adiante tenho que carregar com a bike às costas

Cá estou eu de volta ao paredão da Barragem, pois é foram vinte e cinco quilómetros em volta a barragem é muita fruta, entenda-se água, foi agradável, fica desde já feito o convite ao Simões e a alguém que se queira associar a este passeio que estou disponível para servir de guia, de preferência antes de chover!!!

Fotos Marateca

Fiquem bem, vemo-nos nos trilhos!!!

Sem comentários:

Album de fotografias